Como instalar o Ubuntu no VirtualBox

Vagner Bom Jesus
4 min readJul 8, 2022

Se você já pensou em testar o Ubuntu em seu computador e mudou de ideia para não precisar criar partições em seu disco rígido, saiba que pode usar softwares como o VirtualBox para criar máquinas virtuais.

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux. Ao contrário do Windows, é gratuito e de código aberto. Inclui todos os aplicativos necessários, como Firefox para navegação, OpenOffice para trabalho e VLC para reproduzir músicas e vídeos.

Instale o Ubuntu no VirtualBox

Instalar o Ubuntu com o VirtualBox é muito simples. Primeiro, você precisa baixar o software aqui e instalá-lo. Feito isso, abra o programa e clique em Novo (ícone azul na barra superior). Confirme na próxima etapa:

Na nova janela, você definirá o sistema operacional a ser instalado. Para o nosso caso, escolha o tipo de Linux e a versão do Ubuntu. Nomeie e armazene a máquina virtual que será criada:

Em seguida, siga as instruções exibidas na tela, como definir o espaço de memória RAM que o sistema recém-criado usará.

No menu seguinte, especifique a quantidade de memória RAM que você pretende atribuir à máquina virtual. Vale sempre seguir a recomendação do software — nesse caso, 512 MB — e nunca optar por um valor abaixo dessa indicação. No entanto, não ultrapasse o limite recomendado, não entre na zona vermelha, pois o sistema não pode não funcionar corretamente. Clique em Próximo para confirmar:

O menu seguinte permite atribuir o espaço que sua máquina virtual ocupará no HD. Como no menu anterior, um tamanho recomendado já foi selecionado: 25 GB, no nosso exemplo. A caixa de seleção Criar um disco rígido virtual também já foi marcada, basta clicar no botão Criar:

Agora, você deverá escolher um tipo de arquivo de disco rígido para o disco virtual. Se você não estiver usando nenhum outro software de virtualização, deixe a seleção predefinida (VDI, no nosso caso) e clique em Próximo:

Em seguida, selecione a caixa Dinamicamente alocado. Essa opção ajustará, automaticamente, o espaço reservado em disco, de acordo com seu uso (algo bem mais prático do que manter um tamanho fixo possivelmente desocupado). Em seguida, clique em Próximo:

Para terminar, se for preciso, selecione o tamanho máximo que seu disco virtual pode chegar e clique em Criar para concluir a criação de sua máquina virtual:

A sua nova máquina aparecerá no painel da esquerda do menu principal do VirtualBox. Resta agora configurá-la.

Como configurar um CD/DVD da sua máquina virtual
Na interface do VirtualBox, selecione a máquina virtual e vá para Configurações> Armazenamento. Clique no ícone do CD/DVD com o sinal + e selecione o arquivo ISO a ser usado:

Uma unidade de CD/DVD será adicionada ao controlador. Agora, vá para Sistema. Na seção Boot Order, use as setas para colocar a opção Óptico no topo da lista:

Sua máquina virtual Ubuntu está pronta para ser iniciada. Feche a janela de configuração clicando em OK e retorne à janela principal do programa.

Como instalar o Ubuntu no VirtualBox
Selecione sua máquina virtual e clique no botão Iniciar. Sua máquina virtual Ubuntu será aberta em uma janela separada. A máquina iniciará na imagem ISO que você selecionou e as opções de idioma aparecerão. Selecione um idioma e pressione Enter. Nas opções de entrada, selecione a opção de entrada do Ubuntu.

Em seguida, selecione seu idioma e clique em Avançar. Selecione os itens que deseja atualizar durante a instalação e clique em Avançar. Selecione Limpar todas as informações visíveis do disco, digite a opção Ubuntu e clique em Instalar.

No mapa exibido, selecione seu fuso horário e clique em Avançar. Deixe as preferências de layout de teclado padrão e clique em Avançar. Digite seu nome de usuário, defina uma senha, confirme e clique em Continuar.

A instalação do Ubuntu começará. Quando terminar, clique em Reiniciar. Sua máquina virtual será iniciada e o Ubuntu será iniciado em HD virtual. Para iniciar a sessão, digite o nome de usuário e a senha pré-definidos.

--

--