Sistemas Distribuídos

Vagner Bom Jesus
2 min readMay 12, 2021

Com este artigo vou responder as perguntas mais frequentes sobre sistemas distribuídos: o que é, as suas características, vantagens e as desvantagens, exemplos de sistemas distribuídas.

O que é sistemas distribuídos

Resume-se a um conjunto de computadores ligados em rede, com software que permita a partilha de recursos e a coordenação de atividades, oferecendo idealmente um ambiente integrado.

Características de um sistemas distribuídos

As características básicas de um sistema distribuído são: compartilhamento de recurso, heterogeneidade, escalabilidade, transparência, concorrência , tolerância a falhas, segurança.

Vantagens & Desvantagens

As principais vantagens do uso do sistema distribuído:

  • Concorrência: vários processos podem operar ao mesmo tempo em diferentes computadores na rede. Esses processos podem (mais não precisam) se comunicar uns com os outros durante sua operação normal.
  • Escalabilidade: são escalonáveis de modo que as capacidades de um sistema possam ser amplificada pela adição de novos recursos.
  • Tolerância a falhas: a disponibilidade de muitos computadores e o potencial de duplicação de informações influenciam na tolerância a falhas de hardware e do software.

As principais desvantagens do uso do sistema distribuído:

  • Complexidade: são mais complexos que os centralizados e mais difíceis de se compreender e de testar.
  • Proteção: o sistema pode ser acossado a partir de vários computadores diferentes, e o tráfego na rede pode estar sujeita a intercetação.
  • Imprevisibilidade: são imprevisíveis nas suas respostas pois depende da carga total do sistema, sendo a organização e a carga de rede pode mudar de uma hora para outra.

Exemplos de Sistema Distribuídos

Os três exemplos de um SD são: Internet, Entranet, Computação módel e Ubíqua.

Estas são a noção básica sobre o sistema distribuído fontes pplware, splunk, tutorialspoint.

--

--