Sistemas Distribuídos
Com este artigo vou responder as perguntas mais frequentes sobre sistemas distribuídos: o que é, as suas características, vantagens e as desvantagens, exemplos de sistemas distribuídas.
O que é sistemas distribuídos
Resume-se a um conjunto de computadores ligados em rede, com software que permita a partilha de recursos e a coordenação de atividades, oferecendo idealmente um ambiente integrado.
Características de um sistemas distribuídos
As características básicas de um sistema distribuído são: compartilhamento de recurso, heterogeneidade, escalabilidade, transparência, concorrência , tolerância a falhas, segurança.
Vantagens & Desvantagens
As principais vantagens do uso do sistema distribuído:
- Concorrência: vários processos podem operar ao mesmo tempo em diferentes computadores na rede. Esses processos podem (mais não precisam) se comunicar uns com os outros durante sua operação normal.
- Escalabilidade: são escalonáveis de modo que as capacidades de um sistema possam ser amplificada pela adição de novos recursos.
- Tolerância a falhas: a disponibilidade de muitos computadores e o potencial de duplicação de informações influenciam na tolerância a falhas de hardware e do software.
As principais desvantagens do uso do sistema distribuído:
- Complexidade: são mais complexos que os centralizados e mais difíceis de se compreender e de testar.
- Proteção: o sistema pode ser acossado a partir de vários computadores diferentes, e o tráfego na rede pode estar sujeita a intercetação.
- Imprevisibilidade: são imprevisíveis nas suas respostas pois depende da carga total do sistema, sendo a organização e a carga de rede pode mudar de uma hora para outra.
Exemplos de Sistema Distribuídos
Os três exemplos de um SD são: Internet, Entranet, Computação módel e Ubíqua.
Estas são a noção básica sobre o sistema distribuído fontes pplware, splunk, tutorialspoint.